Pular para o conteúdo principal

Projetos Especiais na I Mostra Interdisciplinar da Educação Municipal


A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro / 2014, uma grande Mostra de trabalhos realizados nas unidades escolares, exposição fotográfica, oficinas de arte, além da entrega de premiações aos vencedores do concurso de Poesia e da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Assim, a rede pública municipal movimentou a Praça Antonio Raposo com atividades pedagógicas diversificadas, proporcionando intercâmbio de ideias e troca de experiências, numa proposta democrática rica em saberes e fazeres significativos.
A Divisão de Programas e Projetos Especiais sentiu-se  gratificada com a brilhante apresentação do Musical “O Rei Leão”, dirigido e produzido pela profª Monica Abreu, com elenco formado por alunos da E.M Sinval Pinto de Figueiredo.
Na origem desse trabalho está o Projeto “Teatro na Escola”, compromisso assumido pela educação municipal com a pedagogia da descoberta e da construção.
Desta forma, possibilitar a existência desse espaço em cada escola está deixando de ser utopia para tornar-se realidade.
O público presente à solenidade de abertura da Mostra Interdisciplinar, sentiu-se impactado com o espetáculo cênico proporcionado pelos “pequenos - grandes” atores representando o rei leão da savana africana e o desenrolar do “ciclo da vida”.
Beleza, expressão corporal, sintonia perfeita com a história, belos figurinos confeccionados por Virgínia Crelier, palco repleto de energia e vivos olhares para a mestra, Monica Abreu, ritmo, alegria e emoção envolveram a  todos na magia do teatro.
O deslumbrante espetáculo nos fez relembrar as palavras de Garcia Lorca: “o teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana.
Resta-nos agradecer a todos e reconhecer que, quase sempre, falta muito pouco para o grande salto de qualidade na educação
Certamente, uma nova forma de comunicação é capaz de produzir efeitos espetaculares, tal como vem fazendo o teatro no E.M Sinval P. de Figueiredo.
Parabéns alunos,  professores, direção da escola, profª Monica e Secretária de Educação Miryam Inêz
Acrescentamos nossa participação com uma bela exposição de BioArte, da E.M. Joaquina Rangel, orientada pelas professoras Viginia Crelier e Regina Righi, oficina de reutilização com Arte, da E. M. Parati, orientada pela profª Solange Rozendo, oficinas de dança com os professores Marcio Valente e Khristian Giovanney, oficina de Xadrez com o prof. Armando Arêde e oficinas de Capoeira com Mestre Cavalo e Sheila Nascimento.

OFICINA DE DANÇA
MÁRCIO VALENTE
OFICINA DE ARTESANATO
PROFª MARIA SOLANGE
OFICINA DE DANÇA
MÁRCIO VALENTE
MANDALAS
MATÉRIA PRIMA NATURAL-BIOARTE


OFICINA DE XADREZ
PROF. ARMANDO ARÊDE
OFICINA DE XADREZ
PROF. ARMANDO ARÊDE

 MIRYAM INÊS, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 
E MÁRIO ELY -SUBSECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

PROFª MÔNICA ABREU
DIREÇÃO MUSICAL REI LEÃO
MUSICAL O REI LEÃO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capoeira: manifestação cultural brasileira mundialmente reconhecida

  O dia 26 de novembro de 2014 estará registrado na história da cultura brasileira como mais um marco no processo de construção de nossa identidade. Naquele dia, em Paris, a UNESCO anunciou o reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Eis uma bela projeção da cultura brasileira  em dimensão planetária. O Brasil se fez ouvir e ver através do batuque, do berimbau e do gingado originado nas capoeiras dos canaviais, onde o escravo africano passava seus dias de sonho e de dor. O jogo, a dança ou a arte da capoeira cumpria sua função estratégica na administração do excessivo controle e da violência.   A educação pública municipal de Araruama sente-se, particularmente, honrada com o reconhecimento da UNESCO, uma vez que, a prática da capoeira também é um patrimônio no cotidiano de nossas escolas. As Rodas de Capoeira, frequentadas por alunos de diferentes idades, valorizam e fortalecem nossa formação étnica e cultural, mantendo vivo es

Torneio de xadrez na E.M. Bruno Barreto Nametala

Nessa 3ª feira, 10 de novembro aconteceu um sensacional Torneio Interno na E.M. Bruno Barreto Nametala (direção de Heloisa Helena de Carvalho), com  mais de 20 crianças jogando em sistema de eliminatória simples, e cujo campeão foi o menino Anderson Lacerda Mota (t.401),ficando Gabriel Barbosa em 2º lugar, Júlia Araújo e 3º e Jennyfer Angel com a 4ª colocação, que tem o professor de Educação Física Sérgio Ricardo como multiplicador do jogo ali naquele estabelecimento..confira as fotos abaixo ( clique nas mesmas para ampliá-las ) Na ordem: Prof. Armando , Jennyfer (4ºlugar), Júlia (3º lugar), Anderson ( 1º lugar) , prof. Sérgio, Gabriel ( 2ºlugar) e Heloisa Helena (Diretora) O campeão Anderson com sua mãe Jamille Lacerda (Aux. de Disciplina )    

Projeto Xadrex na Escola está bombando em Praia Seca

O Projeto Xadrez na Escola tem avançado nas escolas do Município de Araruama, e hoje falaremos um pouco da Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos em Praia Seca, que tem dado todo o apoio, buscando aperfeiçoar o atendimento aos alunos no que concerne ao jogo de xadrez.  O professor Armando Arêde (Coordenador do Projeto) tem ido pessoalmente ministrar as aulas, e conta com o reforço dos professores que quando possível aplicam o jogo em suas aulas, além de tabuleiros que são sempre disponibilizados durante os horários de recreio e aulas vagas. Além dessa Escola, todas as outras unidades de ensino tem procurado levar aos seus alunos esse excelente método de ensino, que ajuda o alunos na memorização, concentração, etc.. Escolas participantes do Projeto Xadrez na Escola em Araruama : E.M. Profª Nair Valladares | E.M. Margarida Trindade de Deus | E.M. Professor Carlos leal | E.M. Vereador Moysés Ramalho | E.M. André Gomes dos Santos | E.M. Bruno Barreto Nametala | E.M.