Pular para o conteúdo principal

Projetos Especiais na I Mostra Interdisciplinar da Educação Municipal


A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro / 2014, uma grande Mostra de trabalhos realizados nas unidades escolares, exposição fotográfica, oficinas de arte, além da entrega de premiações aos vencedores do concurso de Poesia e da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Assim, a rede pública municipal movimentou a Praça Antonio Raposo com atividades pedagógicas diversificadas, proporcionando intercâmbio de ideias e troca de experiências, numa proposta democrática rica em saberes e fazeres significativos.
A Divisão de Programas e Projetos Especiais sentiu-se  gratificada com a brilhante apresentação do Musical “O Rei Leão”, dirigido e produzido pela profª Monica Abreu, com elenco formado por alunos da E.M Sinval Pinto de Figueiredo.
Na origem desse trabalho está o Projeto “Teatro na Escola”, compromisso assumido pela educação municipal com a pedagogia da descoberta e da construção.
Desta forma, possibilitar a existência desse espaço em cada escola está deixando de ser utopia para tornar-se realidade.
O público presente à solenidade de abertura da Mostra Interdisciplinar, sentiu-se impactado com o espetáculo cênico proporcionado pelos “pequenos - grandes” atores representando o rei leão da savana africana e o desenrolar do “ciclo da vida”.
Beleza, expressão corporal, sintonia perfeita com a história, belos figurinos confeccionados por Virgínia Crelier, palco repleto de energia e vivos olhares para a mestra, Monica Abreu, ritmo, alegria e emoção envolveram a  todos na magia do teatro.
O deslumbrante espetáculo nos fez relembrar as palavras de Garcia Lorca: “o teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana.
Resta-nos agradecer a todos e reconhecer que, quase sempre, falta muito pouco para o grande salto de qualidade na educação
Certamente, uma nova forma de comunicação é capaz de produzir efeitos espetaculares, tal como vem fazendo o teatro no E.M Sinval P. de Figueiredo.
Parabéns alunos,  professores, direção da escola, profª Monica e Secretária de Educação Miryam Inêz
Acrescentamos nossa participação com uma bela exposição de BioArte, da E.M. Joaquina Rangel, orientada pelas professoras Viginia Crelier e Regina Righi, oficina de reutilização com Arte, da E. M. Parati, orientada pela profª Solange Rozendo, oficinas de dança com os professores Marcio Valente e Khristian Giovanney, oficina de Xadrez com o prof. Armando Arêde e oficinas de Capoeira com Mestre Cavalo e Sheila Nascimento.

OFICINA DE DANÇA
MÁRCIO VALENTE
OFICINA DE ARTESANATO
PROFª MARIA SOLANGE
OFICINA DE DANÇA
MÁRCIO VALENTE
MANDALAS
MATÉRIA PRIMA NATURAL-BIOARTE


OFICINA DE XADREZ
PROF. ARMANDO ARÊDE
OFICINA DE XADREZ
PROF. ARMANDO ARÊDE

 MIRYAM INÊS, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 
E MÁRIO ELY -SUBSECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

PROFª MÔNICA ABREU
DIREÇÃO MUSICAL REI LEÃO
MUSICAL O REI LEÃO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capoeira: manifestação cultural brasileira mundialmente reconhecida

  O dia 26 de novembro de 2014 estará registrado na história da cultura brasileira como mais um marco no processo de construção de nossa identidade. Naquele dia, em Paris, a UNESCO anunciou o reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Eis uma bela projeção da cultura brasileira  em dimensão planetária. O Brasil se fez ouvir e ver através do batuque, do berimbau e do gingado originado nas capoeiras dos canaviais, onde o escravo africano passava seus dias de sonho e de dor. O jogo, a dança ou a arte da capoeira cumpria sua função estratégica na administração do excessivo controle e da violência.   A educação pública municipal de Araruama sente-se, particularmente, honrada com o reconhecimento da UNESCO, uma vez que, a prática da capoeira também é um patrimônio no cotidiano de nossas escolas. As Rodas de Capoeira, frequentadas por alunos de diferentes idades, valorizam e fortalecem nossa formação étnica e cultural, ma...

Projeto Xadrex na Escola está bombando em Praia Seca

O Projeto Xadrez na Escola tem avançado nas escolas do Município de Araruama, e hoje falaremos um pouco da Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos em Praia Seca, que tem dado todo o apoio, buscando aperfeiçoar o atendimento aos alunos no que concerne ao jogo de xadrez.  O professor Armando Arêde (Coordenador do Projeto) tem ido pessoalmente ministrar as aulas, e conta com o reforço dos professores que quando possível aplicam o jogo em suas aulas, além de tabuleiros que são sempre disponibilizados durante os horários de recreio e aulas vagas. Além dessa Escola, todas as outras unidades de ensino tem procurado levar aos seus alunos esse excelente método de ensino, que ajuda o alunos na memorização, concentração, etc.. Escolas participantes do Projeto Xadrez na Escola em Araruama : E.M. Profª Nair Valladares | E.M. Margarida Trindade de Deus | E.M. Professor Carlos leal | E.M. Vereador Moysés Ramalho | E.M. André Gomes dos Santos | E.M. Bruno Barreto Nametala | ...

Capacitações de xadrez foram sucesso em Araruama !

   Projeto Xadrez na Escola em Araruama, a Prefeitura através da Secretaria de Educação ( Divisão de Programas e Projetos Especiais ) realizou durante o mes de agosto capacitações para monitores (professores e funcionários) que desde já estão preparados para serem multiplicadores em suas unidades de ensino, colocando o município na vanguarda em toda a Região dos Lagos, no que concerne a iniciativas desse porte na modalidade xadrez. No sentido de alavancar ainda mais o  A capacitação constou de vídeo explicativo, apresentação em power point, além de aulas práticas.   O professor Armando Arêde (Coordenador do Projeto Xadrez na Escola no município de Araruama) considerou positivo o retorno dessas capacitações que doravante serão uma tônica constante do projeto, e contará com participação de outras unidades ainda esse ano.   "Teremos capacitações ainda nesse mes de setembro para Profissionais de Educação Física que desejarem levar aos seus alunos dura...