Pular para o conteúdo principal

TRAMA CULTURAL



                                                                           “Trançar é como dançar com as mãos”.
                                                                                                                    Regina Righi
Construir peças decorativas ou utilitárias, utilizando fibras naturais, sobre tear manual é a proposta operacional do projeto dinamizado pela profª Regina Righi.
Entretanto, a arte da tecelagem tem uma história que remonta espaços e tempos distantes. Em nossa terra, aparece nas tramas vegetais do universo cultural indígena, incorporando-se à cultura brasileira juntamente com outras contribuições de povos que aqui chegaram.
Além do aspecto histórico, o projeto fundamenta-se em questões da maior relevância no atual momento, qual seja, a socioambiental, em cuja base encontra-se a educação.
Se há um fio de esperança unindo todos os povos da Terra, ele tem nome e sobrenome: educação ambiental. Nossa “trama” é o meio de um longo processo que deve nos acompanhar desde o início da escolaridade, fortalecendo-se vida afora.
A “dança manual”, a que se refere a profª Regina, vem sendo entrelaçada por várias mãos, nas escolas municipais Joaquina Rangel e Andrade Muller, com apoio das equipes técnico-pedagógicas, em parceria com a Concessionária Águas de Juturnaíba, fornecedora de fibras vegetais (papiro e sombrinha-chinesa), provenientes da ETE de Ponte dos Leite, bem como o necessário apoio logístico ao adequado desenvolvimento do projeto.
A conjunção desses elementos dimensiona o projeto “Trama Cultural” na grandeza de suas possibilidades interdisciplinares, descortinando um cenário favorável  à aprendizagens compatíveis à educação que se pretende sustentar no séc.XXl. 

Alunos da E. M. Joaquina de Oliveira Rangel

 

Alunos da E.M. Antônio Andrade Müller

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capoeira: manifestação cultural brasileira mundialmente reconhecida

  O dia 26 de novembro de 2014 estará registrado na história da cultura brasileira como mais um marco no processo de construção de nossa identidade. Naquele dia, em Paris, a UNESCO anunciou o reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Eis uma bela projeção da cultura brasileira  em dimensão planetária. O Brasil se fez ouvir e ver através do batuque, do berimbau e do gingado originado nas capoeiras dos canaviais, onde o escravo africano passava seus dias de sonho e de dor. O jogo, a dança ou a arte da capoeira cumpria sua função estratégica na administração do excessivo controle e da violência.   A educação pública municipal de Araruama sente-se, particularmente, honrada com o reconhecimento da UNESCO, uma vez que, a prática da capoeira também é um patrimônio no cotidiano de nossas escolas. As Rodas de Capoeira, frequentadas por alunos de diferentes idades, valorizam e fortalecem nossa formação étnica e cultural, ma...

Projeto Xadrex na Escola está bombando em Praia Seca

O Projeto Xadrez na Escola tem avançado nas escolas do Município de Araruama, e hoje falaremos um pouco da Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos em Praia Seca, que tem dado todo o apoio, buscando aperfeiçoar o atendimento aos alunos no que concerne ao jogo de xadrez.  O professor Armando Arêde (Coordenador do Projeto) tem ido pessoalmente ministrar as aulas, e conta com o reforço dos professores que quando possível aplicam o jogo em suas aulas, além de tabuleiros que são sempre disponibilizados durante os horários de recreio e aulas vagas. Além dessa Escola, todas as outras unidades de ensino tem procurado levar aos seus alunos esse excelente método de ensino, que ajuda o alunos na memorização, concentração, etc.. Escolas participantes do Projeto Xadrez na Escola em Araruama : E.M. Profª Nair Valladares | E.M. Margarida Trindade de Deus | E.M. Professor Carlos leal | E.M. Vereador Moysés Ramalho | E.M. André Gomes dos Santos | E.M. Bruno Barreto Nametala | ...

Capacitações de xadrez foram sucesso em Araruama !

   Projeto Xadrez na Escola em Araruama, a Prefeitura através da Secretaria de Educação ( Divisão de Programas e Projetos Especiais ) realizou durante o mes de agosto capacitações para monitores (professores e funcionários) que desde já estão preparados para serem multiplicadores em suas unidades de ensino, colocando o município na vanguarda em toda a Região dos Lagos, no que concerne a iniciativas desse porte na modalidade xadrez. No sentido de alavancar ainda mais o  A capacitação constou de vídeo explicativo, apresentação em power point, além de aulas práticas.   O professor Armando Arêde (Coordenador do Projeto Xadrez na Escola no município de Araruama) considerou positivo o retorno dessas capacitações que doravante serão uma tônica constante do projeto, e contará com participação de outras unidades ainda esse ano.   "Teremos capacitações ainda nesse mes de setembro para Profissionais de Educação Física que desejarem levar aos seus alunos dura...