Pular para o conteúdo principal

Criação de núcleo de xadrez em Araruama revoluciona rede escolar de ensino

Criação do núcleo de Xadrez pedagógico na rede escolar municipal

Esta ação faz parte do elenco de propostas inovadoras da Divisão de Projetos Especiais/SEDUC para 2016, cujo objetivo é contribuir na melhoria da educação pública municipal, conforme orientação da Secretária Myrian Inez de Lima.
 
Sala cedida pelo Ciep  para a prática do xadrez
    O núcleo, criado no Ciep 253 Guimarães Rosa (cedido à rede municipal) recebe pleno apoio da Diretora,  profª Celiane Antunes Marinho, demais integrantes da equipe técnico-pedagógica e
Professores, em cujo espaço físico,  uma de suas salas foi destinada à prática do xadrez.


    O coordenador, prof.  Armando Arêde inicia o trabalho de sensibilização e conscientização junto aos docentes, realizando o 1º encontro pedagógico  aonde palestrou sobre a importância do Xadrez como ferramenta articuladora das diversas dimensões humanas: cognitiva, emocional, psicomotora, socializante e lúdica.
Armando Arêde palestrando sobre os beneficios do xadrez em reunião pedagógica na E.M Guimarães Rosa

   O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, em que o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.
Armando entregando para Celiane Antunes um CD com vídeo educativo sobre o xadrez.
acesse o conteúdo do vídeo clicando aqui

Para conseguir este triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem. Conheça alguns benefícios do xadrez e saiba como ele pode ajudar no ambiente educacional.
Armando Arêde e o estagiário em Educação Física Otávio Assaf que
auxiliará no sentido de divulgar o projeto nas escolas

Vantagens do xadrez

Ao jogar xadrez, o aluno pode adquirir habilidades como:
1. Maior desenvoltura ao tomar decisões.
2. Treinamento do pensamento crítico.
3. Maturidade intelectual.
4. Poder de análise de consequências.
5. Aumento da disciplina.
6. Responsabilidade das ações.
7. Habilidade de antecipação.
8. Aumento da velocidade de pensamento.

Como o xadrez pode ajudar na escola
Pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. Mas como alcançar este resultado? Cabe ao professor ter um cuidado específico neste processo. Não basta simplesmente apresentar o jogo às crianças e deixá-las praticar. É preciso ter cuidado e trabalhar as regras para que este jogo se torne uma atividade prazerosa e capaz de melhorar o desempenho dos alunos.

A Diretora Celiane Antunes recebendo 12 tabuleiros de xadrez

A matemática é uma das disciplinas que mais consegue resultados positivos com o xadrez. O jogo ajuda na assimilação de vários conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos.

Esta não é a única matéria que ganhou com o uso do xadrez nas salas de aula. As regras do jogo podem ser usadas em todos os campos do conhecimento - história, sociologia e literatura, entre outros.

Se você é aluno ou atua como professor e deseja melhorar o desempenho, procure introduzir os conhecimentos do xadrez no dia a dia escolar. Com o tempo, a prática do jogo pode trazer resultados positivos, estimulando a todos os envolvidos no processo da educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capoeira: manifestação cultural brasileira mundialmente reconhecida

  O dia 26 de novembro de 2014 estará registrado na história da cultura brasileira como mais um marco no processo de construção de nossa identidade. Naquele dia, em Paris, a UNESCO anunciou o reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Eis uma bela projeção da cultura brasileira  em dimensão planetária. O Brasil se fez ouvir e ver através do batuque, do berimbau e do gingado originado nas capoeiras dos canaviais, onde o escravo africano passava seus dias de sonho e de dor. O jogo, a dança ou a arte da capoeira cumpria sua função estratégica na administração do excessivo controle e da violência.   A educação pública municipal de Araruama sente-se, particularmente, honrada com o reconhecimento da UNESCO, uma vez que, a prática da capoeira também é um patrimônio no cotidiano de nossas escolas. As Rodas de Capoeira, frequentadas por alunos de diferentes idades, valorizam e fortalecem nossa formação étnica e cultural, mantendo vivo es

Torneio de xadrez na E.M. Bruno Barreto Nametala

Nessa 3ª feira, 10 de novembro aconteceu um sensacional Torneio Interno na E.M. Bruno Barreto Nametala (direção de Heloisa Helena de Carvalho), com  mais de 20 crianças jogando em sistema de eliminatória simples, e cujo campeão foi o menino Anderson Lacerda Mota (t.401),ficando Gabriel Barbosa em 2º lugar, Júlia Araújo e 3º e Jennyfer Angel com a 4ª colocação, que tem o professor de Educação Física Sérgio Ricardo como multiplicador do jogo ali naquele estabelecimento..confira as fotos abaixo ( clique nas mesmas para ampliá-las ) Na ordem: Prof. Armando , Jennyfer (4ºlugar), Júlia (3º lugar), Anderson ( 1º lugar) , prof. Sérgio, Gabriel ( 2ºlugar) e Heloisa Helena (Diretora) O campeão Anderson com sua mãe Jamille Lacerda (Aux. de Disciplina )    

Projeto Xadrex na Escola está bombando em Praia Seca

O Projeto Xadrez na Escola tem avançado nas escolas do Município de Araruama, e hoje falaremos um pouco da Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos em Praia Seca, que tem dado todo o apoio, buscando aperfeiçoar o atendimento aos alunos no que concerne ao jogo de xadrez.  O professor Armando Arêde (Coordenador do Projeto) tem ido pessoalmente ministrar as aulas, e conta com o reforço dos professores que quando possível aplicam o jogo em suas aulas, além de tabuleiros que são sempre disponibilizados durante os horários de recreio e aulas vagas. Além dessa Escola, todas as outras unidades de ensino tem procurado levar aos seus alunos esse excelente método de ensino, que ajuda o alunos na memorização, concentração, etc.. Escolas participantes do Projeto Xadrez na Escola em Araruama : E.M. Profª Nair Valladares | E.M. Margarida Trindade de Deus | E.M. Professor Carlos leal | E.M. Vereador Moysés Ramalho | E.M. André Gomes dos Santos | E.M. Bruno Barreto Nametala | E.M.