Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Meio Ambiente

Ao som da música Shimbalaiê, da cantora e compositora Maria Kadu, alunos e professores da rede escolar municipal foram recebidos na Praça Antonio Raposo, na manhã do dia 2 de junho, para uma reflexão interativa sobre a questão ambiental. 
A ação corresponde ao eixo central da pedagogia de projetos desenvolvida por esta Divisão Técnica do Departamento de Ensino da SEDUC.
O tema "sustentabilidade" foi trabalhado a partir de atitudes sustentáveis que devem permear as atividades curriculares, tendo em vista a necessidade de reverter o desequilíbrio socioambiental que caracteriza o atual momento histórico, na perspectiva de deixarmos para as futuras gerações, um mundo capaz de sustentar a vida com sua valiosa diversidade.


CONFIRA TODAS AS FOTOS CLICANDO AQUI

A programação variada ( envolvendo o teatro dirigido por Alexandre Marinho, a música de Alan Quintanilha e Sonia Corecha, a capoeira ecológica coordenada por Sheila Nascimento, a música experimental Massambaba orientada por Alexandre Maximiniano), estabeleceu um clima favorável à interatividade em torno de "atitudes sustentáveis e não sustentáveis", dinâmica que despertou grande interesse e a participação de todos, incluindo a de nossos ilustres convidados: a Secretária de Educação,Miryam Inêz, o Subsecretário Mario e o Assessor Técnico da SEDUC, prof. Ubiratan. 
Do ponto de vista prático, expusemos alguns exemplares de hortas ornamentais que podem ser facilmente construídas com materiais descartados, fortalecendo a ideia de unir o útil e o agradável numa proposta sustentável. 
Assim, encerramos nossos trabalhos recordando os versos da Kadu: "quanto tempo leva pra aprender que uma flor tem vida ao nascer". Ensinar a valorizar essa dinâmica natural da qual fazemos parte é nossa missão. E que assim seja...
Obrigada equipe de Projetos Especiais. Obrigada Lagos Esportivo. Obrigada Marley(Seduc) .Obrigada professores e diretores. Obrigada sr. Magno,resp. pela Praça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capoeira: manifestação cultural brasileira mundialmente reconhecida

  O dia 26 de novembro de 2014 estará registrado na história da cultura brasileira como mais um marco no processo de construção de nossa identidade. Naquele dia, em Paris, a UNESCO anunciou o reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Eis uma bela projeção da cultura brasileira  em dimensão planetária. O Brasil se fez ouvir e ver através do batuque, do berimbau e do gingado originado nas capoeiras dos canaviais, onde o escravo africano passava seus dias de sonho e de dor. O jogo, a dança ou a arte da capoeira cumpria sua função estratégica na administração do excessivo controle e da violência.   A educação pública municipal de Araruama sente-se, particularmente, honrada com o reconhecimento da UNESCO, uma vez que, a prática da capoeira também é um patrimônio no cotidiano de nossas escolas. As Rodas de Capoeira, frequentadas por alunos de diferentes idades, valorizam e fortalecem nossa formação étnica e cultural, ma...

Projeto Xadrex na Escola está bombando em Praia Seca

O Projeto Xadrez na Escola tem avançado nas escolas do Município de Araruama, e hoje falaremos um pouco da Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos em Praia Seca, que tem dado todo o apoio, buscando aperfeiçoar o atendimento aos alunos no que concerne ao jogo de xadrez.  O professor Armando Arêde (Coordenador do Projeto) tem ido pessoalmente ministrar as aulas, e conta com o reforço dos professores que quando possível aplicam o jogo em suas aulas, além de tabuleiros que são sempre disponibilizados durante os horários de recreio e aulas vagas. Além dessa Escola, todas as outras unidades de ensino tem procurado levar aos seus alunos esse excelente método de ensino, que ajuda o alunos na memorização, concentração, etc.. Escolas participantes do Projeto Xadrez na Escola em Araruama : E.M. Profª Nair Valladares | E.M. Margarida Trindade de Deus | E.M. Professor Carlos leal | E.M. Vereador Moysés Ramalho | E.M. André Gomes dos Santos | E.M. Bruno Barreto Nametala | ...

Capacitações de xadrez foram sucesso em Araruama !

   Projeto Xadrez na Escola em Araruama, a Prefeitura através da Secretaria de Educação ( Divisão de Programas e Projetos Especiais ) realizou durante o mes de agosto capacitações para monitores (professores e funcionários) que desde já estão preparados para serem multiplicadores em suas unidades de ensino, colocando o município na vanguarda em toda a Região dos Lagos, no que concerne a iniciativas desse porte na modalidade xadrez. No sentido de alavancar ainda mais o  A capacitação constou de vídeo explicativo, apresentação em power point, além de aulas práticas.   O professor Armando Arêde (Coordenador do Projeto Xadrez na Escola no município de Araruama) considerou positivo o retorno dessas capacitações que doravante serão uma tônica constante do projeto, e contará com participação de outras unidades ainda esse ano.   "Teremos capacitações ainda nesse mes de setembro para Profissionais de Educação Física que desejarem levar aos seus alunos dura...